Dentes apinhados
Os dentes apinhados são dentes mau posicionados geralmente devido à falta de espaço na arcada dentária, mas também pode ser causado por outros fatores, como a perda de um ou mais dentes de leite de forma prematura. Embora pareça um problema apenas estético, o apinhamento dental pode trazer uma série de prejuízos à saúde bucal e, por isso, deve ser tratado o quanto antes.
Consequências do não tratamento
Ao contrário do que muitos pensam, os dentes apinhados não trazem prejuízos apenas estéticos, mas também para a saúde bucal. Isso porque o mau posicionamento dos dentes pode dificultar a boa higiene devido a diminuição do espaço, favorecendo o acúmulo de bactérias, pois a escova não chega em alguns locais.
Nota-se, também, o aumento da frequência de gengivite devido ao acúmulo de placa bacteriana como uma das consequências do apinhamento dental. Além disso, o paciente pode apresentar desgaste dentário, já que os dentes apinhados tendem a ficar fora da posição correta na arcada dentária.
Tratamento
Os dentes apinhados devem ser tratados. É importante que o quadro seja avaliado por um ortodontista para garantir um tratamento adequado para o caso. O ortodontista irá traçar um plano de tratamento visando o bom posicionamento dos dentes apinhados como, por exemplo, a utilização de aparelhos ortodônticos fixos ou aparelhos móveis. Para determinar o aparelho ideal, o profissional levará em consideração características individuais, a severidade da má oclusão e o resultado de exames, incluindo radiografias panorâmicas.