Dentes espaçados
Chamamos de Dente Espaçado quando entre dois dentes não existe um ponto de contato e eles ficam afastados. Também é chamado de diastema. O local mais comum de aparecer um diastema é entre os incisivos centrais superiores, os dois dentes da frente.
Causas de dentes espaçados
Alguns diastemas aparecem no período que antecede a queda dos primeiros dentinhos da criança. Nesta fase, o crescimento da face da criança faz surgir pequenos espaços que serão importantes para acomodar os dentes permanentes que são maiores que os dentes de leite. Esses espaços começam a aparecer a partir dos 3 anos e indicam que o crescimento da criança está normal.
Outras causas de diastemas:
-
Falta de algum dente (anodontia)
-
Freio labial muito espesso
-
Hábitos de chupar o dedo ou chupeta
-
Pressão da língua (deglutição atípica ou falha na pronuncia de algumas silábas como o “S”,” L”, “T”)
-
Doenças periodontais
Para cada situação existe um tratamento diferente e só um dentista pode esclarecer qual a melhor abordagem. Em alguns casos o aparecimento de diastemas também pode indicar algumas doenças mais raras e graves como: Acromelia, Síndromes de Ellis-Van Creveld, Síndrome de Morquio, Síndrome de Sanfilippo.
É importante tirar suas dúvidas com um profissional de sua confiança pois o diagnóstico e o tratamento deve ser feito pelo dentista ou médico.
Tratamentos
Algumas pessoas se incomodam com este espaço, outras consideram um charme ou marca pessoal. Em alguns casos a ortodontia pode aproximar os dentes, em outros casos pode-se fechar o espaço com fragmentos de resina ou com uma restauração.